quarta-feira, 7 de julho de 2010

Filmes e Sociologia

Náufrago
Chuck Noland (interpretado por Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), empresa multinacional de entrega de cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo globo. Numa de suas viagens ocorre um trágico acidente de avião. Chuck, único sobrevivente, fica preso em uma ilha deserta do Oceano Pacífico, por quatro anos. Ele terá que lutar para sobreviver e se adaptar à solidão na ilha deserta. Nesse ínterim, sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginam que ele morrera no acidente de avião. Em Cast Away, Zemeckis expõe um personagem obcecado pelos constrangimentos do sistema do capital em sua época de globalização. Em certo momento, Chuck Noland, executivo da FedEx, nos diz: “O tempo nos controla sem piedade...”. A escolha da Federal Express é sintomática pois ela tipifica a multinacional da globalização, onde a abolição do espaço através da redução do tempo é sua constante obsessão. Como empresa de entregas, a FedEx Noland expressa tal liturgia do capital e Chuck Nolland é seu sacerdote supremo. É um personagem imerso no tempo constrangido do capital. Não possui tempo para cuidar de si. Em Cast Away se sugere que a globalização se constituiu, de fato, com a derrocada do Leste Europeu e a dissolução da União Soviética. É na Rússia capitalista que Nolland irá catequizar os empregados da FedEx na lógica do capital. O seu discurso no escritório da FedEx em Moscou é típico desta nova era histórica. O ponto de inflexão decisivo é o acidente aéreo. Ao sobreviver e ficar preso na ilha deserta, tal qual um Robinson Cruso é pós-moderno, Nolland se depara com outro mundo estranhado, o da Natureza inóspita, que o oprime e sufoca (na verdade, é uma outra Natureza que está diante de Chuck Nolland). Na ilha deserta, diz ele, “não podia nem me matar como eu queria. “E arremata: “Não tinha poder sobre nada”. Entretanto, Nolland tinha todo o tempo do mundo. Naquele local inóspito, descobre a categoria do trabalho. Entretanto, ele não parte do nada. É obrigado a produzir, a partir de restos da civilização, isto é, destroços do avião acidentado, meios de sobrevivência material. A imagem da noiva num relógio de estimação e uma bola de voleibol transformada numa caricatura de rosto humano, tornam-se seus objetos fetichizados, consolo para seus dias de solidão e impotência. Nolland consegue sobreviver e escapar da ilha deserta. Retorna para a civilização do capital. Torna-se exemplo de persistência e esperança. Perdeu a noiva, que se casou com outro, constituindo família. Mas aprende a não entrar em desespero. Na verdade, Cast Away possui uma lição de vida. Sugere que, entre as duas Naturezas, a Natureza do capital e a Natureza da Ilha deserta, só nos resta acreditar na maré. Afinal, apesar das tragédias do cotidiano, das crises da globalziação e das pequenas fatalidades, “quem sabe o que a maré poderá trazer?”.
Ficha técnica
  • título original:Cast Away
  • gênero:Drama
  • duração:02 hs 23 min
  • ano de lançamento:2000
  • site oficial:http://www.castawaymovie.com
  • estúdio:DreamWorks SKG / 20th Century Fox / Image Movers / Playtone
  • distribuidora:20th Century Fox Film Corporation / UIP
  • direção: Robert Zemeckis
  • roteiro:William Broyles Jr.
  • produção:Tom Hanks, Jack Rapke, Steve Starkey e Robert Zemeckis
  • música:Alan Silvestri
  • fotografia:Don Burgess
  • direção de arte:Stefan Dechant, Elizabeth Lapp, Kim Sinclair e William James Teegarden
  • figurino:Joanna Johnston
  • edição:Arthur Schmidt

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