quarta-feira, 7 de julho de 2010

Filmes e Sociologia

HOMENS BRANCOS NÃO SABEM ENTERRAR
Dirigido por Ron Shelton, o filme conta a as aventuras e desventuras de dois jogadores amadores de basquete que ganham a vida apostando nas quadras das ruas de Los Angeles. Billy Hoyle (Harrelson) é um talentoso ex jogador universitário que, ao lado de sua mulher Gloria Clemente (Rosie Perez), está fugindo de bandidos por causa de um dívida de jogo. Quando Billy conhece Sidney Deane (Snipes) - um falastrão e arrogante jogador das ruas - os dois vêem uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro. Aproveitando as características físicas de Billy - muito mais pra nerd que pra jogador de basquete - os dois trambiqueiros começam a aplicar golpes em partidas 2 contra 2 nas quadras de Los Angeles. A obra de Ron Shelton tem ótimas cenas de jogos, com belas cestas, tocos e impressionantes dribles, típicos do basquete de rua. O filme é divertidíssimo e, de certa forma, mostra um interessante recorte da realidade social e econômica dos Estados Unidos na década de 90.
Um dos aspectos sociológicos mais interessantes do filme  é questão cultural dos negros e o "racismo às avessas", onde os negros presumem que Billy, por ser branco, não pode ser bom jogador de basquete.
Ficha Técnica
Título no Brasil: Homens Brancos Não Sabem Enterrar
Título Original: White Men Can’t Jump
Ano de Lançamento: 1992
Produtora: 20th Century Fox
Direção: Ron Shelton
Roteiro: Ron Shelton
Elenco: Wesley Snipes, Woody Harrelson, Rosie Perez, Tyra Ferrel, Cylk Cozart, Kadeem Hardison, Freeman Williams, Louis Price e Ernest Hardeen Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário