sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Máfia Siciliana no Mundo

Segundo informações obtidas junto à Direção Investigativa Antimáfia, nos livros "Diciotto Anni di Mafia", de Saverio Lodato, "Mafie e antimafia", de Luciano Violante, e "Processo alla'Ndrangheta", de Enzo Ciconte e com a leitura de um artigo do jornal Folha de São Paulo, de 24.03.97, a Máfía italiana, atualmente, apresenta a seguinte estrutura:
1. Cosa Nostra, da Sicília, Palermo, com 5.400 membros;
2. 'Ndrangheta, da Calábria, Reggio Calábria, com 5.600 membros;
3. Camorra, da Campânia, Nápoles, com 7.200 associados; e
4. Sacra Corona Unita, de Puglia, Bari, com 2.000 mafiosos;

           As fontes de renda desta societas sceleris são: o tráfico de droga, de armas, o jogo, seqüestro, extorsão de pessoas e empresas, fraudes em serviços e obras públicas, lavagem de dinheiro, etc.
           A máfía adota, como estrutura celular, clãs e famílias. Grupos ligados à vínculos sentimentais, que procuram imitar os laços familiares, usando os nomes consagrados na literatura, como "padrinho", etc. Os membros da Máfia são conhecidos como uomini d'onore, homens de honra; na verdade, não passam de assassinos e traficantes frios. Os capo são os chefões dos principais clãs, o membro mais poderoso da família ou da cidade.
          O clãs recebem os nomes de famílias (por exemplo, Morabito, Mazzaferro, Pesce, por exemplo). Na Sicília, é comum o clã ser associado à cidade de origem: os corleoneses, os palermitanos etc. Cada grupo da máfía tem um território. A Cosa Nostra, da Sicília, tem amplas ligações com a máfia americana. Os demais ramos somente agem nos EUA com aprovação da Cosa Nostra. A 'Ndrangheta tem certa especialidade no tráfico de cocaína e heroína para a maior parte da Europa Ocidental.
         No caso deste processo, trata-se de uma família da Cosa Nostra, ligada aos corleoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário