terça-feira, 3 de maio de 2011

Smurfs Comunistas...

Alguém sabe oque significa Smurf ? S.M.U.R.F= Socialist Men Under Red Father/Homens socialistas sob o comando do "Papai Vermelho". Isso mesmo minha gente, os carinhas azuis eram nada mais que uma velha e boa propaganda comunista. Criados em 1958 pelo desenhista belga Peyo (Pierre Culliford), um apaixonado pelo comunismo teve a ideia de mostrar os preceitos da doutrina comunista para as crianças através de um desenho animado. Vamos a os fatos:

1- Todos os Smurfs vivem em uma floresta e trabalham em conjunto, todos se vestem iguais (túnica e calça branca) uma clara referência à igualdade pregada no comunismo.

2- São comandados pelo "Papai Smurf", que também veste túnica e calça, mas na cor vermelha e que possui um grande influência nas decisões dos demais e tem uma grande barba branca ( livre referência a Marx).

3- Gargamel e Cruel, os vilões da série, queriam capturar os Smufs para transformá-los em ouro. A dominação do mais frágil e a exploração de sua mão de obra são o que permitem que o conceito da mais-valia, de Karl Marx, seja possível.

4- O único smurf que discorda das opiniões, o Gêni, é sempre expulso da aldeia no final de cada episódio (referência a Leon Trotsky). O personagem chega a ter até os oculos iguais a do lider exilado e depóis assassinado supostamente a mando de Stálin. Assim como Trotsky, Gênio fazia o que dava na telha e colocava os Smurfs em maus lençóis.

5-Não tem o Smurf padre (ateísmo).

6- Todos tem uma função própria para o bom andamento da sociedade (tem o pintor,o inventor, o engenheiro etc...).

7- Nenhum smurf se mete na atividade do outro (conceito básico de que você e bom no que sabe fazer).

8-Mostravam- se sempre felizes e todos trabalhavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário