segunda-feira, 30 de maio de 2011

2 anos do blog Sociologia - A Melhor Matéria

Quando tive a ideia de criar um blog para postar os conteúdos e outros assuntos abordados em aula, eu não tinha uma boa ideia de título para o blog. A sociologia havia se tornado disciplina obrigatória, e os alunos constantemente perguntavam: "Pra que estudar sociologia?". Outros colegas professores também abordavam o assunto sem a menor cerimônia. "Pronto, mais uma matéria para encher linguiça".
Para combater esses ataques à importância da minha disciplina, comecei a escrever no quadro, abaixo da data: Sociologia - A Melhor Matéria. O pessoal ria achando que eu não estava levando a sério a disciplina que eu lecionava e na qual era formado. Mas com o passar do tempo, perceberam que eu estava falando seríssimo. Trazia assuntos do dia-a-dia, realizava atividades "estranhas" até então na escola, como um trabalho de etnografia no cemitério à noite, ou uma campanha do Abraço Grátis que mobilizou toda a cidade, tendo inclusive sendo matéria do jornal da região. Na escola, durante o recreio, as turmas realizavam Flash Mobs - vinham vestidos de zumbis, com capas de chuva amarelas, faziam guerras de travesseiros. Estavam aprendendo como o mundo funciona de maneira dinâmica e divertida, sem perder o foco na teoria (práxis marxiana, é claro). O título do blog saiu daí, dessa afirmação que até mesmo quando eu esquecia de por no quadro, os alunos lembravam e anotavam em seus cadernos, ao lado da data.
Aqui, o estudante pode encontrar a teoria estudada em sala de aula, os assuntos do momento abordados por um ponto de vista crítico e respeitoso (sem essa de ficar em cima do muro) e é claro, os resultados de seus trabalhos escolares, que são muito caprichados.
Me sinto orgulhoso por estes dois anos. Muitos são os elogios a este blog e o número de acessos vem crescendo constantemente. Então, parabéns para o Sociologia - A Melhor Matéria e para todos os que vem aqui sempre em busca de alguma lampejo sociológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário